terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Oficinas 2016


Oficinas realizadas durante o ano letivo de 2016 pela PROGETEC Ticyara Halik Smanioto Vicente com a orientação da Multiplicadora do NTE Carla Varela.


Oficina 01 - O uso de formulários e quizes no processo educacional

No período de 07/03 à 22/04/2016, capacitamos os professores para a utilização do Google Drive Formulário, Quiz Maker, Jot Form, Blog e Gmail. A oficina teve os seguintes objetivos:

ü  Capacitar os professores para a elaboração e postagem de atividades on-line.

ü  Desenvolver o domínio dos recursos disponíveis pelo Google Drive Formulário, Quiz Maker, Jot Form e Blog.

ü  Estimular o uso de recursos tecnológicos de forma pedagógica. Criar formulários on-line.






Oficina 02: Khan Academy: plataforma educacional na construção da aprendizagem da Matemática

A oficina foi ofertada no período de 02/05 à 30/06/2016 para os professores de matemática do Ensino Fundamental Final e Ensino Médio na plataforma Khan Academy. A Plataforma possibilita ao professor, personalizar o percurso de aprendizagem dos alunos, dinamizar a experiência educacional com recursos de gamificação e monitorar o progresso de todos e de cada um, com relatórios simples e objetivos. Além disso, conta com vídeo aulas, exercícios, vídeos de instrução e um painel de aprendizado personalizado que habilita os estudantes a aprender no seu próprio ritmo dentro e fora da sala de aula. As missões de matemática guiam os estudantes usando tecnologias adaptativas de ponta que identificam os pontos fortes e lacunas no aprendizado. A oficina foi realizada nos horários de PL dos professores com duração de 30 horas presenciais e teve os seguintes objetivos:

ü  Capacitar os professores de Matemática para o uso da plataforma Khan Academy.

ü  Estimular o desenvolvimento de atividades educacionais que busquem o envolvimento dos alunos de forma mais atrativa e prazerosa, promovendo o ensino e a aprendizagem na disciplina de Matemática.

ü  Promover a integração dos recursos tecnológicos e midiáticos na prática pedagógica.
 
 
 
 
 
 

Oficina 03 – Podcasts no Ambiente Escolar: uma ferramenta valiosa no aprendizado

Os Podcasts são programas de áudio personalizados gravados em MP3 e disponibilizados pela internet. Para gravar o arquivo de áudio - o investimento mínimo é muito baixo: basta um telefone celular, um gravador de voz ou um simples microfone ligado ao computador - foram utilizados os softwares Audacity e Whattsapp. O aplicativo Audacity também foi utilizado para edição, pois, com ele é possível “casar” a locução com efeitos e música de fundo. Para hospedar o arquivo de áudio, é possível usar um site nas plataformas WordPress, Tumblr, ou Blogger. Os podcasts forão hospedados em um blog destinado para este fim e para ouvi-los basta um computador, tablet, celular ou tocador de MP3.
Após as oficinas, os professores propuseram aos alunos atividades de produção de áudio através do software Audacity e também através do aplicativo de áudio disponível no WhatsApp (celular). A oficina ocorreu durante os horários de PL dos professores e teve carga horária de 20 horas presenciais no período de 26/07 à 30/11/2016.

Objetivo Geral:
Incentivar a produção de arquivos de áudio, instruindo os professores na confecção de podcasts, a fim de estimular a participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.

Objetivos específicos:
ü  Entender o que são podcasts.

ü  Conhecer e manipular o software Audacity.

ü  Conhecer o gravador do áudio do aplicativo WhatsApp.

ü  Desenvolver atividades instigantes e inovadoras juntamente com os alunos.



 
Oficina 04 – Objetos de Aprendizagem contribuindo para processo de ensino e aprendizagem
A oficina foi oferecida no período de 08/09 à 09/12/2016 e teve carga horária de 20 horas presenciais sendo realizada nos horários de planejamento dos professores.
Objetivo Geral:
Enriquecer as aulas e incentivar a participação dos estudantes na mesma através da capacitação dos professores em objetos de aprendizagem e simulações.
Objetivos Específicos:
ü  Explorar os ambientes virtuais RIVED, Phet Colorado e Objetos Virtuais de Aprendizagem.

ü  Contribuir para a autonomia do professor.

ü  Adaptar sugestões metodológicas em seu planejamento.





































































































 









 


Nenhum comentário:

Postar um comentário