Atividade
apresentada ao curso PNAIC
Professora
orientadora Marcia Santana Gouveia Trevisan
Atividade
desenvolvida no 1º Ano “A” da Escola Estadual Senador Filinto Muller, Ivinhema
Ms.
Professora Cristina Aparecida Gessi de Souza .
Disciplina de Matemática.
Medidas
de comprimento: comparando altura dos alunos e professora.
Uso do livro O Tamanho
da Gente- de Murilo Cisalpino
O que o
aluno poderá aprender com esta aula
- Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
- Realizar medições utilizando unidades de medidas não padronizadas;
- Conhecer alguns instrumentos de medida de comprimento (régua, fita métrica, entre outros);
- Compreender a importância de ter uma unidade de medida padronizada;
- Reconhecer o centímetro como unidade padronizada de medida de comprimento;
- Resolver problemas que envolvem determinadas medidas usando o centímetro e o metro como unidade de medida e estimar resultados;
- Perceber a importância do trabalho em grupos.
Duração
das atividades
Aproximadamente5 aulas
Estratégias
e recursos da aula
Em uma aula anterior a professora pedir
através de um bilhete para os alunos trazerem fotos de quando eles eram
menores.
Professora,
por meio de uma roda de leitura fará a apresentação do livro leitura do livro,
O tamanho da gente, falando do autor e do ilustrador e logo após a história em
si.
Durante a
leitura professora e alunos vão comentando a história.
Questionar
o crescer por fora e o crescer por dentro da gente e ver o que é mais
importante .
Ao
terminar juntos professora e alunos irão montar um cartaz comas fotos dos
alunos e o título do cartaz terá o nome do livro.
Ao lado
do cartaz de fotos a professora colará uma cartolina onde com os alunos irá
construir uma lista de coisas que pessoas grandes podem fazer que crianças não
podem.
E do
outro lado a professora colará uma cartolina onde com os alunos irá construir
uma lista de coisas que crianças podem fazer que adultos não podem
Durante
as aulas os alunos poderão visualizar suas fotos e fazer associações.
DESCOBRINDO
MINHA ALTURA
É
importante valorizar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do assunto.
Nesta faixa etária, os alunos conhecem as medidas de comprimento, tendo em
vista situações em que eles estão envolvidos, como ao verificar a sua altura e
ao fazer comparações entre a altura de pessoas sem fazer o uso de unidades
padronizadas.
DESAFIO
Você sabe
qual é a sua altura? Para descobrir, o seu professor vai medir você e seus
colegas utilizando barbantes.
Em
seguida, monte um gráfico com os alunos utilizando os barbantes, organizando-os
por ordem de tamanho do menor para o maior.
Professor,
escolha uma parede da sala de aula e cole nela os barbantes, colocando-os em
ordem do menor para o maior. Faça isso com ajuda dos alunos, não se esqueça de colocar
uma etiqueta com o nome do aluno em cada barbante.
INTERPRETANDO
GRÁFICO
Consultando o
gráfico que vocês fizeram, responda:
- Quem é o aluno mais alto da sua turma?________________________________
- E o mais baixo?___________________________________________________
- Algum aluno da turma tem a mesma altura que você? Quantos?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
4. Quantos alunos da sua turma são:
- Mais alto que você?___________________________________________
Mais baixo
que você?____________________________________
MEDINDO OBJETOS DA SALA
DE AULA
DESCUBRA
AS MEDIDAS DOS OBJETOS QUE EXISTEM NA SALA DE AULA. FAÇA O QUE SE PEDE:
1.
USANDO
SEU PALMO, MEÇA A ALTURA DA SUA CARTEIRA. MINHA CARTEIRA MEDE APROXIMADAMENTE
_____ PALMOS DE ALTURA.
2.
USANDO SEU PÉ, MEÇA A LARGURA DE UMA PORTA. A PORTA TEM, APROXIMADAMENTE
_____ PÉS DE ALTURA.
3. USANDO PALITOS DE PICOLÉ, MEÇA O LADO MAIS COMPRIDO
DE SUA CARTEIRA. A MEDIDA DO LADO MAIS COMPRIDO DA MINHA CARTEIRA É DE,
APROXIMADAMENTE _____ PALITOS.
|
AGORA,
COMPARE AS MEDIDAS QUE VOCÊ OBTEVE COM AQUELAS OBTIDAS POR ALGUNS DOS SEUS
COLEGAS.
ESSAS
MEDIDAS SÃO IGUAIS OU DIFERENTES? POR QUÊ?
(VERIFICAR SE OS ALUNOS PERCEBEM QUE AS MEDIDAS
SÃO DIFERENTES, PORQUE APESAR DE TODOS TEREM USADO O PALMO E O PÉ COMO
UNIDADES DE MEDIDA, O TAMANHO VARIA DE UMA PESSOA PARA OUTRA. JÁ NO
CASO DO PALITO, AS MEDIDAS SÃO IGUAIS, POIS OS PALITOS SÃO DO MESMO
TAMANHO.).
_________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
|
É importante conversar com os
alunos sobre as unidades de medida padronizadas, levá-los a compreenderem a
necessidade de padronização.
MEDIDAS DE COMPRIMENTO
Quando necessitamos medir a
altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de
ferro entre outros objetos, utilizamos as medidas de comprimento.
Disponibilizar uma cópia do poema
“A Régua” da autora Jacqueline Garcia, e propor à turma, que faça a leitura do
texto:
A RÉGUA
COM UMA RÉGUA NA MÃO
POSSO MEDIR QUASE TUDO COM
PRECISÃO
A MESA, A PORTA, O BALCÃO...
E ATÉ MESMO O TAMANHO DO MEU
DEDÃO
MAS EXISTEM ALGUMAS COISAS
QUE A RÉGUA NÃO MEDE NÃO
A TRISTEZA, A ALEGRIA
O AMOR, A COMPAIXÃO...
E OUTROS SENTIMENTOS DO CORAÇÃO.
Fonte: GARCIA, Jacqueline. Coleção Conhecer e Crescer: Alfabetização
Matemática. 1 º Ano. São Paulo: Escala Educacional, 2011. p.187.
Após a leitura e apreciação do
poema, organize os alunos de maneira que todos possam refletir e discutir sobre
algumas questões referentes ao texto. Por exemplo:
- O que podemos medir com a régua?
- Você já utilizou a régua? Onde?
- Para que serve a régua?
- O que a régua não consegue medir? Por quê?
Converse com os alunos de maneira
que percebam que usamos a régua para medir pequenos comprimentos em centímetros.
Professora, providenciará réguas
para todos os alunos para que eles possam realizar as atividades de medições na
sala de aula.
Organizar os alunos em duplas e
peça para medirem utilizando a régua alguns objetos escolares tais como: lápis;
borracha, caderno, canetinha, bolsinha.
Não se esquecer de registrar as
medidas dos objetos. Vocês poderão utilizar a ficha como sugestão:
Levar para a sala de aula alguns dos instrumentos de medidas de comprimento: trena, fita métrica, metro articulado e outros. Dialogar com os alunos sobre as situações em que cada instrumento é utilizado:
- A trena e o metro são utilizados para tirar medidas de toldos, janelas, persianas, espelhos ou mesmo por engenheiros e pedreiros em reformas e construções de casa;
- A régua é usada para encontrarmos pequenas medidas;
- A fita métrica é muito utilizada em costuras por pessoas que trabalham com tecidos, as costureiras.
Material Necessário:
. 1 metro de barbante ou fita métrica.
Como Brincar:
Professora, disponibilizará 1 metro de barbante para cada aluno. Levar os alunos para o pátio da escola e propor um trabalho de exploração e comparação. Peça que cada aluno com o seu barbante meça os objetos que encontrar. Dessa forma, os alunos descobrirão quais objetos são maiores, menores ou iguais a 1 metro ou a metade de 1 metro.
Avaliação
Professora,
é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as
atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de
aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula,
visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura
e de escrita; realizar medições utilizando unidades de medidas não
padronizadas; conhecer alguns instrumentos de medida de comprimento (régua,
fita métrica, entre outros); compreender a importância de ter uma unidade de
medida padronizada; reconhecer o centímetro como unidade padronizada de medida
de comprimento; resolver problemas que envolvem determinadas medidas usando o
centímetro e o metro como unidade de medida; perceber a importância do trabalho
em grupo e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e
resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as
considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das
atividades realizadas.
Obs: É importante falar do autor do livro para os alunos e
para essas atividades temos uma cartinha do autor para os alunos ENVIADA ATRAVÉS DE EMAIL PARA A PROFESSORA, a professora
irá ler e colar na sala de aula onde os alunos terão acesso quando quiserem ver
.
Para os alunos da Primeira Série do Fundamental
Professora Cristina Gessi
Oi, pessoal!
Meu
nome é Murilo Cisalpino, sou o autor do livro “O Tamanho da Gente”, que vocês
estão lendo, como a professora Cristina me disse.
Gostaria
de dizer que estou muito feliz em saber disso e espero muito que gostem, que se
divertam bastante e que o livro traga para vocês algumas palavras novas:
palavras novas são ideias novas, por isso é sempre bom conhecer mais e mais
palavras e povoar todo esse imenso mundo que temos em nossas cabeças com ideias
e mais ideias. Afinal, pensar é divertido, não custa nada e não ocupa nenhum
espaço, não é mesmo?
Vocês
estão crescendo, como o garoto do livro; crescendo não só em tamanho, crescendo
em experiências e em conhecimento. Um dia, vocês vão parar de crescer,
fisicamente. Um vai ter dois metros e outro vai ter um meto e setenta. Mas,
para o conhecimento, para as experiências que a gente tem na vida, não há
medida: você terá, em seu cérebro, o tamanho que você quiser.
Portanto,
sejam do tamanho que sonharem para vocês mesmos. E nada melhor que uma
professora como a sua professora Cristina para ajudar vocês nisso. Seja lá o
que você quiser ser na vida: médico, dentista, astronauta ou um gênio dos jogos
de computador. Para tudo isso, antes, você vai precisar de professores.
Professores
são pessoas especiais cuja felicidade vem de fazer os outros felizes. Nada mais
importante do que aprender a ler e escrever. Com isso, todas as portas se
abriram para vocês, para o que quiserem ser. E quem abriu a porta dos mundos
pra vocês? Uma professora.
Eu até
hoje me lembro, com muito carinho e gratidão, daquela pessoa mágica, a Dona
Vitória, que me ensinou que para tudo que eu quiser saber, conhecer, existe uma
palavra. Então, me ensinou o segredo de ler e entender as palavras. Com isso,
Dona Vitória me deu a chave que abre todas as portas do mundo.
Para
terminar essa nossa conversa, gostaria de dizer que escrevi essa história para
o meu filho, para que ele soubesse como é grande a vida e que a gente pode ser
tão grande quanto ela. E com o mesmo carinho que escrevi isso pra ele, dedico
essa história a vocês: os novos gigantes capazes de ter dentro de si universos
inteiros.
Grande
abraço para vocês e bons livros, porque livros são os melhores companheiros de
quem quer crescer.
Em
tempo: qualquer pergunta ou curiosidade que tenham, podem pedir à sua mágica
professora Cristina para me enviar que eu responderei pra vocês.
Murilo
Cisalpino
Junho
de 2014Estou no facebook podem me seguir https://www.facebook.com/murilo.cisalpino?fref=ts
Durante a
leituraprofessora e alunos vão comentando a história.
Questionar
o crescer por fora e o crescer por dentro da gente e ver o que é mais
importante .
Ao
terminar juntos professora e alunos irão montar um cartaz comas fotos dos
alunos e o título do cartaz terá o nome do livro.
Ao lado
do cartaz de fotos a professora colará uma cartolina onde com os alunos irá
construir uma lista de coisas que pessoas grandes podem fazer que crianças não
podem.
E do
outro lado a professora colará uma cartolina onde com os alunos irá construir
uma lista de coisas que crianças podem fazer que adultos não podem
Durante
as aulas os alunos poderão visualizar suas fotos e fazer associações.
DESCOBRINDO
MINHA ALTURA
É
importante valorizar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do assunto.
Nesta faixa etária, os alunos conhecem as medidas de comprimento, tendo em
vista situações em que eles estão envolvidos, como ao verificar a sua altura e
ao fazer comparações entre a altura de pessoas sem fazer o uso de unidades
padronizadas.
DESAFIO
Você sabe
qual é a sua altura? Para descobrir, o seu professor vai medir você e seus
colegas utilizando barbantes.
Em
seguida, monte um gráfico com os alunos utilizando os barbantes, organizando-os
por ordem de tamanho do menor para o maior.
Professor,
escolha uma parede da sala de aula e cole nela os barbantes, colocando-os em
ordem do menor para o maior. Faça isso com ajuda dos alunos, não se esqueça de colocar
uma etiqueta com o nome do aluno em cada barbante.
INTERPRETANDO
GRÁFICO
Consultando o
gráfico que vocês fizeram, responda:
- Quem é o aluno mais alto da sua turma?________________________________
- E o mais baixo?___________________________________________________
- Algum aluno da turma tem a mesma altura que você? Quantos?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
4. Quantos alunos da sua turma são:
- Mais alto que você?___________________________________________
Mais baixo
que você?____________________________________
MEDINDO OBJETOS DA SALA
DE AULA
DESCUBRA
AS MEDIDAS DOS OBJETOS QUE EXISTEM NA SALA DE AULA. FAÇA O QUE SE PEDE:
1.
USANDO
SEU PALMO, MEÇA A ALTURA DA SUA CARTEIRA. MINHA CARTEIRA MEDE APROXIMADAMENTE
_____ PALMOS DE ALTURA.
2.
USANDO SEU PÉ, MEÇA A LARGURA DE UMA PORTA. A PORTA TEM, APROXIMADAMENTE
_____ PÉS DE ALTURA.
3. USANDO PALITOS DE PICOLÉ, MEÇA O LADO MAIS COMPRIDO
DE SUA CARTEIRA. A MEDIDA DO LADO MAIS COMPRIDO DA MINHA CARTEIRA É DE,
APROXIMADAMENTE _____ PALITOS.
|
AGORA,
COMPARE AS MEDIDAS QUE VOCÊ OBTEVE COM AQUELAS OBTIDAS POR ALGUNS DOS SEUS
COLEGAS.
ESSAS
MEDIDAS SÃO IGUAIS OU DIFERENTES? POR QUÊ?
(VERIFICAR SE OS ALUNOS PERCEBEM QUE AS MEDIDAS
SÃO DIFERENTES, PORQUE APESAR DE TODOS TEREM USADO O PALMO E O PÉ COMO
UNIDADES DE MEDIDA, O TAMANHO VARIA DE UMA PESSOA PARA OUTRA. JÁ NO
CASO DO PALITO, AS MEDIDAS SÃO IGUAIS, POIS OS PALITOS SÃO DO MESMO
TAMANHO.).
_________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
|
É importante conversar com os
alunos sobre as unidades de medida padronizadas, levá-los a compreenderem a
necessidade de padronização.
MEDIDAS DE COMPRIMENTO
Quando necessitamos medir a
altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de
ferro entre outros objetos, utilizamos as medidas de comprimento.
Disponibilizar uma cópia do poema
“A Régua” da autora Jacqueline Garcia, e propor à turma, que faça a leitura do
texto:
A RÉGUA
COM UMA RÉGUA NA MÃO
POSSO MEDIR QUASE TUDO COM
PRECISÃO
A MESA, A PORTA, O BALCÃO...
E ATÉ MESMO O TAMANHO DO MEU
DEDÃO
MAS EXISTEM ALGUMAS COISAS
QUE A RÉGUA NÃO MEDE NÃO
A TRISTEZA, A ALEGRIA
O AMOR, A COMPAIXÃO...
E OUTROS SENTIMENTOS DO CORAÇÃO.
Fonte: GARCIA, Jacqueline. ColeçãoConhecer e Crescer: Alfabetização
Matemática. 1 º Ano. São Paulo: Escala Educacional, 2011. p.187.
Após a leitura e apreciação do
poema, organize os alunos de maneira que todos possam refletir e discutir sobre
algumas questões referentes ao texto. Por exemplo:
- O que podemos medir com a régua?
- Você já utilizou a régua? Onde?
- Para que serve a régua?
- O que a régua não consegue medir? Por quê?
Converse com os alunos de maneira
que percebam que usamos a régua para medir pequenos comprimentos em centímetros.
Professora, providenciará réguas
para todos os alunos para que eles possam realizar as atividades de medições na
sala de aula.
Organizar os alunos em duplas e
peça para medirem utilizando a régua alguns objetos escolares tais como: lápis;
borracha, caderno, canetinha, bolsinha.
Não se esquecer de registrar as
medidas dos objetos. Vocês poderão utilizar a ficha como sugestão:
Levar para a sala de aula alguns dos instrumentos de medidas de comprimento: trena, fita métrica, metro articulado e outros. Dialogar com os alunos sobre as situações em que cada instrumento é utilizado:
- A trena e o metro são utilizados para tirar medidas de toldos, janelas, persianas, espelhos ou mesmo por engenheiros e pedreiros em reformas e construções de casa;
- A régua é usada para encontrarmos pequenas medidas;
- A fita métrica é muito utilizada em costuras por pessoas que trabalham com tecidos, as costureiras.
Material Necessário:
. 1 metro de barbante ou fita métrica.
Como Brincar:
Professora, disponibilizará 1 metro de barbante para cada aluno. Levar os alunos para o pátio da escola e propor um trabalho de exploração e comparação. Peça que cada aluno com o seu barbante meça os objetos que encontrar. Dessa forma, os alunos descobrirão quais objetos são maiores, menores ou iguais a 1 metro ou a metade de 1 metro.
Avaliação
Professora,
é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as
atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de
aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula,
visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura
e de escrita; realizar medições utilizando unidades de medidas não
padronizadas; conhecer alguns instrumentos de medida de comprimento (régua,
fita métrica, entre outros); compreender a importância de ter uma unidade de
medida padronizada; reconhecer o centímetro como unidade padronizada de medida
de comprimento; resolver problemas que envolvem determinadas medidas usando o
centímetro e o metro como unidade de medida; perceber a importância do trabalho
em grupo e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e
resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as
considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das
atividades realizadas.
Obs: É importante falar do autor do livro para os alunos e
para essas atividades temos uma cartinha do autor para os alunos, a professora
irá ler e colar na sala de aula onde os alunos terão acesso quando quiserem ver
.
Para os alunos da Primeira Série do Fundamental
Professora Cristina Gessi
Oi, pessoal!
Meu
nome é Murilo Cisalpino, sou o autor do livro “O Tamanho da Gente”, que vocês
estão lendo, como a professora Cristina me disse.
Gostaria
de dizer que estou muito feliz em saber disso e espero muito que gostem, que se
divertam bastante e que o livro traga para vocês algumas palavras novas:
palavras novas são ideias novas, por isso é sempre bom conhecer mais e mais
palavras e povoar todo esse imenso mundo que temos em nossas cabeças com ideias
e mais ideias. Afinal, pensar é divertido, não custa nada e não ocupa nenhum
espaço, não é mesmo?
Vocês
estão crescendo, como o garoto do livro; crescendo não só em tamanho, crescendo
emexperiências e em conhecimento. Um dia, vocês vão parar de crescer,
fisicamente. Um vai ter dois metros e outro vai ter um meto e setenta. Mas,
para o conhecimento, para as experiências que a gente tem na vida, não há
medida: você terá, em seu cérebro, o tamanho que você quiser.
Portanto,
sejam do tamanho que sonharem para vocês mesmos. E nada melhor que uma
professora como a sua professora Cristina para ajudar vocês nisso. Seja lá o
que você quiser ser na vida: médico, dentista, astronauta ou um gênio dos jogos
de computador. Para tudo isso, antes, você vai precisar de professores.
Professores
são pessoas especiais cuja felicidade vem de fazer os outros felizes. Nada mais
importante do que aprender a ler e escrever. Com isso, todas as portas se
abriram para vocês, para o que quiserem ser. E quem abriu a porta dos mundos
pra vocês? Uma professora.
Eu até
hoje me lembro, com muito carinho e gratidão, daquela pessoa mágica, a Dona
Vitória, que me ensinou que para tudo que eu quiser saber, conhecer, existe uma
palavra. Então, me ensinou o segredo de ler e entender as palavras. Com isso,
Dona Vitória me deu a chave que abre todas as portas do mundo.
Para
terminar essa nossa conversa, gostaria de dizer que escrevi essa história para
o meu filho, para que ele soubesse como é grande a vida e que a gente pode ser
tão grande quanto ela. E com o mesmo carinho que escrevi isso pra ele, dedico
essa história a vocês: os novos gigantes capazes de ter dentro de si universos
inteiros.
Grande
abraço para vocês e bons livros, porque livros são os melhores companheiros de
quem quer crescer.
Em
tempo: qualquer pergunta ou curiosidade que tenham, podem pedir à sua mágica
professora Cristina para me enviar que eu responderei pra vocês.
Murilo
Cisalpino
Junho
de 2014Estou no face book podem me seguir https://www.facebook.com/murilo.cisalpino?fref=ts
Nenhum comentário:
Postar um comentário